Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Deep Life
Deep Life aqui você acha!
Entrar

Esqueci-me da senha

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Quem está conectado?
7 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 7 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 251 em Ter Out 26, 2021 3:01 pm
Estatísticas
Temos 80 usuários registrados
O último membro registrado é Siegonighsa

Os nossos membros postaram um total de 1084 mensagens em 287 assuntos

Aversão à Radiação

Ir para baixo

Aversão à Radiação  Empty Aversão à Radiação

Mensagem por Pessi Qua Jun 30, 2010 9:15 pm

Aversão à Radiação  Aversao-radiacao

A palavra radiação não soa bem aos ouvidos da população, e a aversão a essa forma de energia abrange grande parte dela. Os acidentes radioativos ocorridos em Chernobyl (1986) e Goiânia (1987) trazem um simbolismo muito grande em razão das consequências que milhares de pessoas sofreram em virtude da radiação.
Radiação é a propagação de energia por meio de ondas eletromagnéticas ou partículas. As ondas eletromagnéticas são subdividas de acordo com o comprimento de onda (ג) que elas possuem (poderia ser pela frequência ou pela energia) e ordenadas no espectro eletromagnético, como pode ser visto a seguir.

Aversão à Radiação  Aversao-radiacao1

Em meio à tabela anterior, temos as ondas eletromagnéticas: micro-ondas, ondas de rádio, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x, raios y e todas estas ondas são radiações eletromagnéticas.
As radiações corpusculares são constituídas por feixes de partículas elementares, tais como prótons, elétrons, nêutrons... e outras.
As radiações podem ser divididas em dois grupos: ionizantes e não ionizantes. A perda ou o ganho de elétrons pode tornar um átomo ou uma molécula ionizada. Logo, as radiações classificadas como ionizantes são aquelas que possuem a capacidade de remover elétrons da eletrosfera dos átomos, as não ionizantes não removem.

Aversão à Radiação  Aversao-rad


A ionização de moléculas do ser humano provoca riscos e danos à saúde dos mesmos, logo, a exposição à radiação ionizante deve ser evitada o máximo possível. Os danos biológicos ocorrem principalmente em razão das alterações celulares que as radiações ionizantes provocam, causando câncer, anemia, síndrome de down, albinismo.... dentre outros danos.
As radiações não ionizantes produzem também efeitos biológicos em nós, seres humanos, porém em menor quantidade e magnitude.
Percebemos então que podemos encontrar diversas formas de radiação; desde a luz do sol até os raios y (radiação mais energética). Se tememos tanto a radiação assim, o simples funcionar de um rádio (faz transporte de informações através das ondas de rádio = radiação) seria motivo de grande pavor, e isso não acontece.
O que acontece é que temos um convívio biológico mais harmonioso com as radiações não ionizantes do que com as ionizantes.
Mas isso não faz com que temamos as ionizantes, e sim tenhamos respeito.
Pessi
Pessi
Grupo
Grupo

Mensagens : 424
Pontos : 716
Reputação : 4
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 33
Localização : Campo Novo - MT

https://deeplife.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos