Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Deep Life
Deep Life aqui você acha!
Conectar-se

Esqueci minha senha

Novembro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 46 em Sab Mar 19, 2011 11:48 am
Estatísticas
Temos 79 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de romaxx

Os nossos membros postaram um total de 1084 mensagens em 287 assuntos

Os Efeitos da Corrente Elétrica

Ir em baixo

Os Efeitos da Corrente Elétrica

Mensagem por Pessi em Qui Jul 01, 2010 2:56 am

A passagem da corrente elétrica por um condutor pode provocar diferentes efeitos que variam de acordo com a natureza do condutor e a intensidade da corrente elétrica que percorre o condutor. Os principais efeitos são: efeito térmico, efeito químico, efeito magnético e efeito joule.

O efeito químico ocorre em determinadas reações químicas quando elas são percorridas por uma corrente elétrica. Esse efeito é muito utilizado no recobrimento de metais, por exemplo.

O efeito térmico, também chamado de efeito joule, surge dos inúmeros choques dos elétrons de um condutor quando esse é percorrido por uma corrente elétrica. Quando os átomos recebem energia eles passam a vibrar com mais intensidade e quanto maior a vibração maior é a temperatura do condutor, e esse aumento de temperatura é observado com o aquecimento do condutor. Esse efeito é aplicado nos aquecedores em geral como, por exemplo, os chuveiros elétricos. O efeito magnético se manifesta quando há o aparecimento de um campo magnético na região próxima de onde se aplica a corrente elétrica.

O efeito fisiológico acontece quando acontece a passagem de corrente elétrica pelo organismo dos seres vivos. Essa atua no sistema nervoso fazendo com que o corpo tenha contrações musculares, dessa forma dizemos que aconteceu um choque elétrico. A condição básica para que aconteça um choque elétrico é provocar uma diferença de potencial.

Correntes elétricas com intensidades de 1 mA provocam a sensação de cócegas ou formigamento, mas correntes com intensidades de 10 mA fazem com que as pessoas percam o controle dos músculos, é por esse motivo que fica difícil abrir as mãos e livrar-se do contato. Valores de corrente elétrica pequenos, por volta de 10 mA e 3 mA, são altamente mortais porque atingem diretamente o coração, fazendo com que ele altere seu ritmo, contraindo e relaxando inúmeras vezes por segundo, esse é a chamada fibrilação cardíaca, levando a pessoa à morte. Já as correntes muito elevadas não chegam a matar imediatamente, pois a sua intensidade é tão alta que faz o coração ficar paralisado completamente. No entanto, essa paralisação só permanece enquanto a corrente elétrica estiver passando pelo corpo da pessoa. Essa paralisação passa logo que a corrente elétrica cessa, mas é importante saber que, apesar de não matar instantaneamente, essa corrente pode deixar seqüelas irreversíveis devido à interrupção da circulação sanguínea, mesmo que por alguns segundos.
avatar
Pessi
Grupo
Grupo

Mensagens : 424
Pontos : 716
Reputação : 4
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 28
Localização : Campo Novo - MT

Ver perfil do usuário http://deeplife.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum