Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Deep Life
Deep Life aqui você acha!
Entrar

Esqueci-me da senha

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 251 em Ter Out 26, 2021 3:01 pm
Estatísticas
Temos 80 usuários registrados
O último membro registrado é Siegonighsa

Os nossos membros postaram um total de 1084 mensagens em 287 assuntos

Física das Radiações X

Ir para baixo

Física das Radiações X Empty Física das Radiações X

Mensagem por Pessi Qua Jun 30, 2010 9:30 pm

A área radiológica utiliza a radiação x em larga escala com diversas finalidades; são feitos diagnósticos, terapias, inspeções de homogeneidade, conservação de alimentos, dentre outras. Mas, de onde vêm os raios x? Como eles são formados? Por que não os vemos? Quais os perigos que eles oferecem? Essas são perguntas que intrigam diversas pessoas, que fazem uso dessa ferramenta preciosa.

Os raios x foram descobertos por Wilhelm Conrad Röntgen (físico nascido na Alemanha) no ano de 1895. Em seu experimento, Röntgen fez incidir elétrons acelerados contra um alvo, como mostra a figura:

Física das Radiações X Fisica-das-radiacoes-x

Do filamento desse dispositivo saem elétrons acelerados em razão da alta diferença de potencial entre os terminais. Os elétrons que saem do filamento vão em direção ao alvo com o qual eles colidirão e serão desacelerados bruscamente, convertendo a energia cinética (movimento) em raios x e grande parte em calor. A radiação x emitida, em razão da frenagem do feixe de elétrons, recebe a denominação de Bremsstrahlung, que siguinifica radiação de freio.

Agora já sabemos de onde vem e como é formada a radiação x. O motivo de não vermos a radiação x está diretamente ligado ao comprimento de onda que ela possui. Os nossos olhos são sensibilizados a ponto de vermos uma pequena faixa das radiações eletromagnéticas, que está compreendida entre 104m e 105m (valores relativos ao comprimento de onda - aproximadamente), porém, os raios x estão entre 10-9m e 10-12m. Logo, a faixa de radiação x não é sensível aos nossos olhos e por esse motivo não conseguimos visulizá-las.

O comprimento de onda dos raios x são muito pequenos se comparados à luz visível; quanto menor o comprimento de onda de um feixe de radiação mais energético ele é. Os raios x são classificados como ionizantes por serem capazes de remover cargas elétricas dos átomos em virtude da grande quantidade de energia que eles transportam.

A remoção de um elétron de um átomo que constitui o DNA de uma célula, ocasiona mutação genética na estrutura dessa célula e nas próximas células que serão geradas a partir desta que se tornou mutante; tal fato pode originar câncer, anemia, síndrome de down e outras patologias.

O perigo que os raios x oferecem estão associados à grande quantidade de energia que eles transportam.

Diversas aplicações são feitas com essa onda eletromagnética, se tomados todos os cuidados, a lembrança que ela deixará será benéfica.
Pessi
Pessi
Grupo
Grupo

Mensagens : 424
Pontos : 716
Reputação : 4
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 33
Localização : Campo Novo - MT

https://deeplife.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos